Parlamento Jovem: Onze representantes são eleitos

por Assessoria publicado 11/07/2023 17h53, última modificação 11/07/2023 17h53
biênio 2023/2024

A Câmara Municipal de Carambeí realizou com sucesso a eleição do Parlamento Jovem, um importante evento cívico que promove a participação ativa dos estudantes na política local. Onze representantes dos colégios estaduais e da rede particular de ensino foram eleitos para ocupar os cargos no biênio 2023/2024.

A eleição ocorreu nas dependências das instituições de ensino e foram realizadas em dois momentos com a eleição direta dos mais votados de cada escola e os segundos mais votados passaram pelo crivo dos vereadores, no plenário da Câmara Municipal, na última quinta-feira (6) onde discursaram e defenderam suas propostas de campanha.

No Colégio Julia Wanderley foi registrado o recorde de votos desta edição, sendo a segunda parlamentar jovem mais votada da história do projeto a aluna Larissa Fernanda da Silva que conquistou 430 votos, Vitória Pinheiro Koop obteve 80 votos e também integrará o plenário neste biênio. Os alunos da Escola Elo Sagrado escolheram como seus representates os alunos Guilherme Petter, com 24 votos e Pedro Emanuel Povaz Greinert com 16 votos.

Do Colégio Cívico Militar Eurico Batista Rosas, no Bairro Boqueirão, foram eleitos como representantes Pedro Neves da Silva, com 64 votos e Maria Eduarda Penteado Godoy, com 60 votos. Os representantes eleitos do Colégio Carlos Ventura foram Isabelly Mainardes S. Maciel que recebeu 170 votos e Kauã Rodrigo Barbosa Scherott com 71 votos que ficou como suplente.

A eleição também foi realizada nos colégios da zona rural. Na região da Santa Cruz, no Colégio Estadual do Campo Zilda Arns o aluno Rafael de Lima Slusarz Correia foi o mais votado com 44 votos e será acompanhado por Rayssa Lopes Dartico que teve 34 votos. Da região do Catanduvas, do Colégio Darlene Moreira, os representantes serão Kaylla Cristina Carneiro, com 37 votos e Leonardo Pedro Ribeiro de Lima, com 21 votos.

Reunião

Nesta quarta-feira (12) será realizada a primeira reunião com os 11 parlamentares jovens nas dependências da Câmara Municipal que servirá como um minicurso como preparação para a primeira sessão que será realizada no dia 1 de agosto, no retorno das atividades em plenário e abertura do segundo semestre no legislativo municipal.

Com a eleição do Parlamento Jovem, a Câmara de Carambeí reforça seu compromisso com a participação cidadã e o incentivo à juventude na busca por soluções e melhorias para a comunidade. A expectativa é que os representantes eleitos possam desempenhar um papel fundamental na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades dos jovens e contribuam para o desenvolvimento do município.